Quais são os cuidados necessários ao enfeitar a árvore de Natal

Quem não gosta de ver o pisca-pisca das luzinhas enfeitando a árvore de Natal? O brilho colorido das micro lâmpadas? A decoração dá um toque mágico à festa, aguardada principalmente pelas crianças. Mas, antes de comprar e montar o kit em casa, é preciso escolher um local adequado para a árvore e prestar atenção nos itens de segurança.

Jpeg

Além de olhar para a questão estética, veja a potência das micro lâmpadas e tenha cuidado com o manuseio,verificar a procedência e exigir a nota fiscal do produto é tão importante quanto prestar atenção em detalhes que quase nunca são percebidos nesta época.

– Antes de montar, é importante ver se a instalação elétrica da casa não precisa de uma revisão, se não há fios desencapados e se o plugue e as tomadas estão em conformidade com o padrão brasileiro.

Observe o material

Geralmente, as famílias reaproveitam o conjunto de luzes utilizado em anos anteriores. Retiram o fio com as lâmpadas de dentro de um saco e instalam sem observar bem o estado do material. Muitas pessoas colocam a iluminação sobre a árvore com as lâmpadas ligadas, um erro comum que pode causar pequenos choques, se o fio estiver desencapado.

Outras medidas importantes: montar a árvore longe de cortinas e desligar o pisca-pisca quando for sair de casa ajudam a evitar uma tragédia.

DICAS

– Antes de instalar, faça uma revisão na rede elétrica residencial. Verifique se a tomada está em boas condições etc.

– Compre somente em estabelecimentos comerciais regularizados e solicite nota fiscal.

– Adquira somente luzes com informações obrigatórias sobre a tensão e potência na embalagem e marca do Inmetro no plugue do padrão brasileiro.

– Primeiro, coloque as luzinhas desligadas em volta da árvore. Concluída a decoração, ligue o plugue na tomada.

– Não utilize “T” (tê ou benjamim) para ligar luzinhas e outros aparelhos elétricos, sobrecarregando assim a rede elétrica.

– Luzes natalinas expostas na rua são diferentes das que você usa para decorar o interior da casa. Na rua, devido à água em dia de chuva, há risco de choque elétrico.

– Evite colocar as luzinhas perto de cortinas ou de material inflamável. Em caso de curto circuito, o fogo se alastrará rapidamente.

– Não deixe as luzes acesas quando for dormir, ao sair de casa ou quando deixar crianças na residência. Bastam alguns segundos para começar um incêndio.

– Se possível, use o dispositivo elétrico chamado filtro de linha ou “tomada tipo régua”. Este acessório tem um fusível. Em caso de sobrecarga, ele queima e não repassa corrente elétrica.

 

Depois de verificar e assegurar que tudo esta perfeito, só curtir o clima de Natal.

 

Bejokas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s